terça-feira, outubro 18, 2005


O Marketing Político
A era do Marketing Político iniciou-se com o debate entre Kennedy e Nixon em 1960. Daqui para a frente começou a chamar-se de Política-espectáculo, onde a encenação nos debates em directo, é o ponto de partida para se ganharem ou perderem eleições. Esta Política -espectáculo pode ser exemplificada com os "monólogos políticos" chineses, com as cenas de pancadaria entre os candidatos russos, ou mesmo com o espectáculo dos candidatos norte-americanos.
Hoje, mais do que nunca, os meios de comunicação têm um papel decisivo, quando se trata de políticos e de eleitores. Os debates e as entrevistas são á prova de fogo, mas apesar de tudo estar combinado, ainda há quem erre e deite tudo a aperder.
Trinta e poucos anos depois do histórico debate entre Kennedy e Nixon, George Bush (pai) cometeu uma gaffe que, embora aos olhos de todos parecia ser absolutamente inocente, lhe custou uma grande parte dos votos.
Os debates e entrevistas televisivas são sem dúvida os pontos altos de qualquer campanha eleitoral.