segunda-feira, outubro 31, 2005

TAGV recebe David Binney
Na passada segunda feira 31 de Outubro, pelas 9:30 da noite, o sexteto do saxofonista David Binney encheu de energia positiva a sala de espectáculos do Teatro Académico Gil Vicente de Coimbra, um concerto do Festival de Música de Coimbra.
O sexteto deste norte-americano composto por Adam Rogers na guitarra, Craig Taborn no piano, Scott Colley no contrabaixo, Brian Blade na bateria, e pelo saxofonista Mark Turner, proporcionaram a quem assistiu ao espectáculo, cerca de duas horas de intensos improvisos com ritmos quebrados produzidos pelo espectacular baterista Brian Blade.
A música deste norte-americano está longe de ser consesual, ou não fosse ele um dos vanguardistas mais referidos. Os seus discos alteram composições duras e eléctricas- Balance (2002) será talvez o melhor exemplo- com improvisos ao saxofone e à guitarra, seguindo-se-lhes baladas melódicas e minimalistas.

segunda-feira, outubro 24, 2005

Casos insólitos
Casal é atacado por rena na Finlândia
Uma rena atacou um casal de certa idade numa floresta selvagem de Lapland, em Kittila, a mil quilómetros do Norte de Helsínquia. O animal lançou o homem para o chão e escoiceou-o antes de se voltar contra a mulher, no momento em que esta falava com o seu filho ao telemóvel, explicou o chefe dos bombeiros de Kittila, Jorma Ojala. O alerta foi dado pelo filho, que informou as equipas de salvamento. Especialistas dizem que o ataque aconteceu por ser altura de acasalamento. Nesta altura "os machos ficam muito possessivos com o seu harém", indicou Mauri Niermen, do instituto de Pesquisa e Pescarias, e "a rena não hesita em atacar humanos". Possivelmente, mais de trinta renas fêmeas poderiam estar nesta zona.
Milhares de peixes conseguem fugir das redes
Quando se pensa em ir à pesca, é com o objectivo de voltar com peixes para casa. Ninguém gosta de voltar de mãos a abanar ou ter de contar aos vizinhos ou amigos uma história como a de um grupo de pescadores na Austrália. Chegaram a ter 35 mil peixes barramundi na sua rede, mas deixaram-nos fugir a todos. Isto acontece porque as correntes de aço que seguravam as cem toneladas de peixe bateram numa onda, invulgarmente grande , que libertou os peixes. A empresa de onde os pescadores pertenciam, a Marinha Harvest, avalia esta perda em cinco milhões de dólares australianos.
Regras para o Pai Natal em Londres
Um Pai Natal que se preze não pode apresentar-se de qualquer maneira. Pelo menos nas ruas de Londres. Este ano há perceitos rigorosos a respeitar e todos têm de estar equipados na perfeição. Por exemplo: Pai Natal que se preze não pode andar de sapatilhas, não pode ter barba cinzenta nem cheirar a álcool. E em circunstâncias alguma a barba poderá ultrapassar os 152 milímetros de comprimento. O cheiro a suor também não é tolerado.

terça-feira, outubro 18, 2005


O Marketing Político
A era do Marketing Político iniciou-se com o debate entre Kennedy e Nixon em 1960. Daqui para a frente começou a chamar-se de Política-espectáculo, onde a encenação nos debates em directo, é o ponto de partida para se ganharem ou perderem eleições. Esta Política -espectáculo pode ser exemplificada com os "monólogos políticos" chineses, com as cenas de pancadaria entre os candidatos russos, ou mesmo com o espectáculo dos candidatos norte-americanos.
Hoje, mais do que nunca, os meios de comunicação têm um papel decisivo, quando se trata de políticos e de eleitores. Os debates e as entrevistas são á prova de fogo, mas apesar de tudo estar combinado, ainda há quem erre e deite tudo a aperder.
Trinta e poucos anos depois do histórico debate entre Kennedy e Nixon, George Bush (pai) cometeu uma gaffe que, embora aos olhos de todos parecia ser absolutamente inocente, lhe custou uma grande parte dos votos.
Os debates e entrevistas televisivas são sem dúvida os pontos altos de qualquer campanha eleitoral.

segunda-feira, outubro 17, 2005

A Murtosa



A Murtosa é um concelho do distrito de Aveiro. A Ria e o Mar fazem a paisagem desta vila pacata, onde a Pesca e a Agricultura ainda resistem, apesar de a pouco e pouco estarem a desaparecer.
Foto captada no cais da Bestida por Ricardo Cravela
Infelizmente a paisagem é estragada com o lixo. Cais da Bestida, foto por Ricardo Caravela
Ameirinhos-Murtosa. Foto por Ricardo Caravela
Ameirinhoa-Murtosa. Foto por Ricardo Caravela
Ameirinhos Murtosa. Foto por Ricardo Caravela
A agricultura na Murtosa. Foto por Ricardo Caravela

quinta-feira, outubro 13, 2005

Máquinas digitais
Hoje em dia as máquinas fotográficas digitais, são umas das revoluções tecnológicas, que se têm vindo a desenvolver ao longo dos anos. Este instrumento/ferramenta, tem imensas vantagens, uma vez que as fotografias poderão ser apagadas se não tiverem saido como pretendemos, o peso da máquina também é uma vantagem, visto que o peso das máquinas foi reduzido na maior parte dos casos.
Para muitos amantes de fotografia, a máquina digital é como que um "inimigo", pois para estes, as máquinas analógicas têm muito mais valor, tanto na fotografia, como na captação da mesma.
No meu caso pessoal, como ainda não tenho grande experiência no campo da fotografia, as máquinas digitais são minhas "amigas".
Aqui vou mostrar algumas fotos captadas por mim com uma máquina digital.


Regata na Ria de Aveiro-Murtosa Stembro 2005. Ricardo Caravela

Os efeitos da lua e de um carro a passar na estrada frente à Ria de Aveiro. Ricardo Caravela


Outra foto na Ria de Aveiro. Caravela

Para quem estiver interessado em pesquisar sobre máquinas digitais e outros produtoa, aqui vai uma sugestão.

http://www.nomatica.pt

segunda-feira, outubro 10, 2005

A tragédia dos incêndios





O esforço dos bombeiros e da população


Apesar de ser um trágico incidente, conseguem-se belas fotos





Ricardo Caravela

quinta-feira, outubro 06, 2005

Jazz nos Açores

Preservation Hall Jazz Band de Nova Orleães eram os mais esperados para encerrar os quatro dias de Angra Jazz.

Neste derradeiro festival, foram ouvidos nomes sonantes como os do pianista Bill Charlap e o seu trio, e o quinteto de Dave Holland, que segundo a revista "Downbeat", é no momento o melhor grupo acústico do Mundo.

A banda de Nova Orleães fechou o festival com uma energia muito positiva, afinal de contas foi em Nova Orleães que nasceu o jazz e a maioria das lendas que o alimenta.


Ricardo Caravela